Como Regular o carburador da sua moto - Guia Simples

Aprenda a como regular o carburador da sua moto com este guia simples. Dicas práticas para ajustar o carburador e deixar sua moto redondinha. Melhore o desempenho da sua moto agora!

DICASMOTOS

lucas souza

6/1/20252 min read

carburado de uma moto cg 125
carburado de uma moto cg 125

Como Regular o Carburador da 125 Fan KS 2012: Guia Simples pra Deixar Sua Moto Redondinha

Se a sua 125 Fan KS 2012 anda falhando, morrendo na marcha lenta ou gastando mais gasolina do que deveria, pode apostar: tá na hora de dar aquela regulada no carburador. E você mesmo pode fazer isso aí na sua garagem, sem precisar gastar dinheiro na oficina.

Neste post, vou te mostrar como regular o carburador da 125 Fan KS 2012 de forma simples, prática e sem enrolamento. Bora lá?

Antes de começar: entenda o básico:

O carburador é o coração da alimentação da sua moto. Ele é quem faz a mistura perfeita do ar e o combustível na medida para o motor funcionar lisinho.

Na CG 125 Fan KS 2012, você vai encontrar dois parafusos principais no carburador:

Parafuso da marcha lenta: controla a rotação do motor em ponto morto.

Parafuso da mistura (ar/combustível): define se a mistura tá rica (muito combustível) ou pobre (muito ar).

O que você vai precisar:

Uma chave de fenda pequena

Chave 10 mm (opcional, se precisar acessar peças do carburador)

Um pouco de paciência e atenção nos filhos da moto

Passo a passo para regular o carburador da Fan 125

1. Ligue a moto e deixe-a aquecer

Nada de regular com o motor frio. Deixe ligado por-uns 6 a 11 minutos para a temperatura ideal de funcionamento.

2. Ajuste o parafuso da marcha lenta

Com a moto ligada, gire o parafuso da marcha lenta:

Sentido local: aumenta o giro.

Sentido anti-horário: diminui o giro.

O ideal é deixar a rotação entre 1.300 a 1.500 RPM, estável, sem morrer e sem parecer que está acelerado demais

3. Ajuste o parafuso da mistura

Agora vem a parte mais delicada, mas nada impossível:

Gire o parafuso da mistura no sentido anti-horário até o motor começar a falhar ou ficar fraco.

Depois, vá girando no sentido horário bem devagar, até encontrar o ponto em que o motor fica mais "cheio", com o som redondo.

Quando chegar nesse ponto, pare. Essa é a regulação ideal da mistura.

Dica de ouro:

Depois da regulação, dá uma aceleração rápida. Se a moto engasgar, a mistura tá pobre (falta combustível) – então abre um pouquinho mais o parafuso. Se sair fumaça preta ou a moto demorar a voltar o giro, tá rica – fecha um pouco.

Tá tudo certo com o carburador?

Antes de regular, comprove-se que:

O carburador está limpo

O filtro de ar tá em bom estado

A vela de ignição não tá gasta

Se essas peças estiverem sujas ou danificadas, a regulamentação não vai resolver muita coisa.

Regular o carburador da sua 125 Fan KS 2012 não é um bicho de sete cabeças. Com um pouco de paciência e atenção, você consegue deixar a moto rodando redondinha, gastando menos e respondendo melhor.

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